Wednesday, April 11, 2012

Coleta de lixo por encanamento à vácuo no novo bairro Setor Noroeste em Brasília



No Canal Saulorezende no YouTube foi publicado um video e uma descrição do gigantesco empreendimento imobiliário em Brasília/DF chamado de Setor Noroeste, primeiro bairro ecológico do Brasil, localizado entre a Asa Norte e o Parque Nacional Água Mineral.

Se conseguirem realizar completamente o projeto, o Bairro Setor Noroeste será o primeiro com coleta de lixo feito por meio do sistema à vácuo e encanamento subterrâneo, já utilizado em cidades europeias como Barcelona, que dispensa o uso de contêiners nas ruas, na frente dos prédios e restaurantes. Segundo a descrição do empreendimento publicada junto ao video, o lixo, após a coleta seletiva à vácuo, será tratado e canalizado, impedindo o contato humano e evitando agressão ao meio-ambiente.

A descrição lista mais diferenciais que transformam o Setor Noroeste no primeiro Bairro Ecológico do Brasil: os prédios serão erguidos de forma ambientalmente correta; reaproveitamento da água da chuva - reciclagem; máximo de aproveitamento de luz natural nos edifícios; ventilação natural; utilização de materiais recicláveis; gás natural; aquecimento natural de águas na tentativa de eliminar o uso de chuveiros elétricos nas residências - grande vilão do consumo de energia elétrica. No urbanismo, algumas promessas: as ruas serão largas, serguras e haverá transporte público em todas as vias do novo setor; amplos estacionamentos; ciclovias e pistas de cooper.

Ainda na descrição do video, outros números do empreendimento:
- O terreno possui 825 hectares, onde serão construídas 20 quadras residenciais, com 220 prédios;
- Haverá também 198 prédios comerciais, que serão construídos dentro de 5 entrequadras comerciais para atender os moradores do Noroeste;
- Além disto, haverá 27 quadras de comércio regional e institucional ;
- Depois de concluído, a população estimada do Noroeste será de 40.000 habitantes.

Além do encanamento de água, gás e esgoto, agora o Brasil vai conviver com a tecnologia dos canos de lixos a vácuo, nova oportunidade para encanadores e bombeiros atuarem, aperfeiçoarem os serviços e ganharem mais dinheiro.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...