Thursday, March 29, 2012

Banheiro de agachar no Japão e na China


Muita gente não sabe mas o formato das privadas e vasos sanitários usados nos banheiros de países do oriente é bem diferente do utilizado no Brasil e no ocidente. Segundo o verbete Squat Toilet (Privada de agachar) na Wikipedia em inglês, essa é considerada a posição natural para fazer as necessidades fisiológicas em países como China, Japão, Arábia Saudita, França, Irã, Iraque, Turquia, India e Coréia. Na Itália este tipo de privada leva o nome de allaturca (a maneira turca), e a privada que usamos, de sentar, é chamada de allafranca (a maneira francesa).

O Blog Oshiete Kudasai conta que no Japão existem os dois tipos de privada, mas que muitos japoneses consideram cagar e mijar agachado mais higiênico e saudável pois nenhuma parte do corpo toca no vaso sanitário. O autor do blog ainda conta que no Japão o papel higiênico pode ser jogado dentro da privada, ouvi dizer que lá o sistema é por fossa sanitária, assim os detritos acumulados são recolhidos por caminhão para não serem jogados em um sistema de esgoto que poderia contaminar rios, lagos e o mar.

Como houve muitos imigrantes brasileiros descendentes de japoneses que foram trabalhar no Japão como dekaseguis, deve ter sido um choque para alguns se acostumar com esta forma de utilizar o banheiro. Para quem trabalhou como encanador ou empresas de desentupimento, hidráulica ou coleta de esgotos deve ter sido uma experiência e tanto já que os japoneses preferem deixar o trabalho dos 3k, kiken (perigoso), kitanai (sujo) e kitsui (duro) para estes trabalhadores temporários.
 
Imagem: Flickr de Daniela Goulart

Wednesday, March 28, 2012

Empresa Aquamare tranforma água do mar em água para beber



Video publicado no Canal H2OceanAgua no YouTube mostra reportagem veiculada no SBT aparentemente em dezembro de 2008. Segue transcrição da matéria:

Do mar para o copo, uma empresa brasileira está exportando para os americanos beberem a água do litoral norte de São Paulo. Em Bertioga, longe da costa, a 35 metros de profundidade, a coleta cuidadosa é para encontrar água de qualidade não encontrada perto de praias. Depois de 30 anos de pesquisa, Annibale Longui (diretor científico da Aquamare) descobriu a forma para transforma a água salgada em água potável, sem perder os minerais. Segundo Annibale os micro nutrientes contidos na água do mar são únicos e necessários para uma boa condição de saúde. Esses micronutrientes são benéficos a saúde humana, ou seja, completam a alimentação humana. A busca foi no sentido de encontrar uma água em que pudesse ser retirado o cloreto de sódio (sal) e ficasse o resto dos micronutrientes.

A procura da matéria prima e feita duas vezes por semana no litoral norte de São Paulo, o reporter Luiz Bacci acompanhou a coleta e alto mar, com os equipamentos prontos para retirar a água. Uma bomba puxa até 10 mil litros de água em menos de 1 hora. E tudo é armazenado em caixas, 4 tanques, cada um com a capacidade de armazenar 2.500 litros. Na fábrica a água salgada é dessanilizada em poucos segundos. Tudo é automatizado, o sistema nanotecnológico segundo o pesquisador, reorganiza as moléculas da água, reserva 63 nutrientes, enquanto outras águas de fontes doces mantém 12. Minerais que contribuem para a manutenção do organismo.

Luiz experimenta a água e acha o sabor leve. Há dois meses a empresa recebeu autorização do governo americano para comercializar o produto naquele país. Desde então 70 mil copos são exportados por mês, no Brasil o fabricante ainda não tinha licença para a venda na época. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o produtor deveria enviar um relatório que comprovasse a segurança de uso da água.

3 anos depois desta reportagem, em fevereiro de 2011, a comercialização da água do mar dessanilizada foi aprovada no Brasil, segundo anunciou o post no Blog dos Biotipos em 2/2/2011: AquaMais, a água dessalinizada aprovada por sua excelência.

Tuesday, March 27, 2012

Curso grátis de encanador no Senai com bolsa auxílio e transporte pagos


Pesquisando no site do Via Rápida, programa de qualificação profissional do governo do Estado de São Paulo, encontrei um aviso de vagas disponíveis para o curso de encanador nas cidades de Araraquara e Sumaré, no interior de São Paulo. Os cursos são ministrados em unidades do Senai (Serviço Nacional da Indústria) e o governo oferece gratuitamente todo o material didático, os alunos contam, ao longo do curso, com subsídio mensal para transporte no valor de R$ 120. Além disso, desempregados que não contem com seguro desemprego ou benefício previdenciário terão direito a bolsa auxílio no valor de R$ 210, paga mensalmente, de acordo com o período de duração do curso.

As exigências para o curso de encanador oferecido dentro do Via Rápida Emprego são: o candidato deve ser alfabetizado, ter no mínimo 16 anos e levar os documentos RG e CPF. O curso capacita o profissional para atuar como empregado, trabalhador autônomo ou microempresário. Os alunos aprendem a executar instalações hidráulicas residenciais em prédios ou domicílios de pequeno porte, na condição de empregado, trabalhador autônomo ou empreendedor da microempresa.

Em outubro de 2011 teve início uma turma do curso no Senai de Araraquara, como noticiado em 21/10/2011 no site da Folha da Cidade: Projeto Canteiro Escola recebe inscrições para cursos. Em Sumaré, notícia de 2/2/2012 no blog Sua Cidade postou sobre a oportunidade: Sumaré terá dois Cursos do Via Rápida Emprego. As incrições podem ser feitas no site Via Rápida e vale a pena ficar de olho nas cidades e nos cursos oferecidos.

Monday, March 26, 2012

Video mostrando nivelamento da cuba da pia para evitar vazamentos



O autônomono Gilvano T. R. que trabalha com acabamento e instalação de granito publica em seu Canal VaaGil no YouTube e divulga seu trabalho mostrando as reformas que fez e participou. No video acima ele mostra a reforma que fez na pia, nivelando mais baixo a cuba para que não aconteça acúmulo de água nas frestas e vazamento para o interior da bancada. Em outros videos do canal Gilvano mostra outros trabalhos e serviços prestados mexendo com piso, paredes em aplicações, limpezas e polimentos. Ele também publica momentos da vida pessoal, com a família e amigos.

O Gilvano também oferece seus serviços no site de classificados grátis Vivastreet.com onde revela sua localização no bairro da Freguesia do Ó em São Paulo/SP e publica fotos na página. Com o barateamento e popularização dos celulares com câmera e acesso a internet 3g, banda larga e lan houses, taí uma boa ideia utilizar o YouTube e outros sites de redes sociais, leilão ou classificados para os autônomos e profissionais independentes divulgarem seus serviços e trabalhos realizados, seu pensamento e modo de atuar na área de construção e hidráulica.

Friday, March 23, 2012

Cheiro de ralo inspirou livro e filme no Brasil



O livro O Cheiro de Ralo escrito por Lourenço Mutarelli e lançado em 2002 pela editora Devir tem um enredo sobre um ralo de banheiro e o cheiro da privada. O livro narra o dia a dia do herói, "que se parece com aquele cara do comercial do Bom Bril", dono e único balconista de uma loja de compra e venda de artigos usados que diverte-se humilhando os humilhados e ofendendo os ofendidos mas vive sua luta contra o simbólico e fedorento cheiro do ralo em sua loja.

O livro deu origem a um filme do mesmo nome, disponível em DVD, dirigido por Heitor Dalia e lançado nos cinemas em 2007. Nos papeis principais o ator Selton Mello e a atriz Alice Braga, o escritor e desenhista em quadrinhos Lourenço Mutarelli também fez uma participação interpretando um segurança.



Segundo a editora do livro, pra fazer justiça ao título, os caminhos trilhados pelo protagonista só serão percorridos se o leitor tiver a capacidade de suportar o odor.  No livro o protagonista não tem nome, não só ele como nenhuma das personagens possui um nome, ou melhor, algumas possuem mais são impronunciáveis... Já no filme o protagonista foi batizado de Lourenço. O "protagonista" é, de repente, magnetizado pela bunda de uma das personagens que o deixa completamente obcecado. Essa será sua busca, em síntese, esse será o enredo. 

Pelo que me lembro, no filme o personagem não pensa em momento algum em chamar um especialista, bombeiro ou encanador, preferindo as soluções improvisadas e caseiras, dando a entender que prefere conviver com o problema do mau cheiro e fedor do que resolver o entupimento, sujeira acumulada ou refluxo do esgoto.

Thursday, March 22, 2012

Site Desentupidoras para busca em empresas cadastradas


O site Desentupidoras - www.desentupidora-consulte.com.br - se auto define como um portal de busca e promete reunir informações importantes antes da contratação de uma desentupidora, como: há quanto tempo atua no mercado, se atende 24 horas, se possui carro próprio, entre outras, com o objetivo de facilitar a pesquisa. Estão disponíveis endereços e contatos de empresas desentupidoras das cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS.

O site disponibiliza a busca por cidade, filtrado por regiões, e permite o cadastro de desentupidoras e encanadores. Cada desentupidora cadastrada tem uma página descrevendo os equipamentos, serviços e formas de pagamento disponíveis aos clientes. Aparentemente o site Desentupidoras existe desde 2009 e além do banco de dados de desentupidoras também publica informativos, dicas e tutoriais na seção Notícias.

Wednesday, March 21, 2012

Menino dá descarga em cachorro na privada



Em 2009 um acidente terrível e inacreditável aconteceu na Inglaterra, como mostra esta reportagem que foi transmitido no Canal Fox da TV americana. O garoto Daniel Blair de 4 anos colocou seu cachorrinho chamado Dyno Mite de apenas 1 semana de idade dentro da privada do banheiro e deu descarga. Felizmente bombeiros e encanadores chamados na emergência e depois de horas de tentativas e trabalho conseguiram resgatar o animal da raça Cocker Spaniel.

O menino explicou para a imprensa que queria apenas lavar e dar um banho no cachorrinho e por isso usou a privada e deu a descarga. O jornal inglês Daily Mail publicou em 15/6/2009 - Puppy survives after boy accidentally flushes him down the toilet while washing him (Cachorrinho sobrevive após garoto dar descarga acidentalmente enquanto lavava ele) - várias fotos do acidente e na imagem abaixo explica que o cachorro foi retirado 20 metros de distância do vaso sanitário.


Imagina o terror e o trauma da família ao ver o cachorrinho viajando do vaso sanitário pelo encanamento até o esgoto. O encanador Will Craig foi o chefe da equipe da desentupidora Dino-Rod chamada pelos pais do garoto para tentar retirar o animal da tubulação, na entrevista para a Fox ele descreve seu trabalho heróico e a utilização de uma câmera de vigilância para verificar as condições do resgate.

Tuesday, March 20, 2012

Curso de hidráulica gratuito para síndicos e zeladores criado pela Tigre

Hidráulica

Segundo release para imprensa - Tigre cria curso inédito para síndicos e zeladores -  a Tigre, fabricante de tubos, conexões e acessórios, criou ano passado um curso gratuito de hidráulica voltado para síndicos e zeladores. As primeiras turmas foram formadas em São Paulo no Sindicato dos Empregados de Edifícios Comerciais e Residenciais de São Paulo (Sindificios) e nas lojas de materiais de construção Telha Norte, C&C e Casa Mimosa. As inscrições são feitas nos locais onde são realizados os cursos e as vagas são limitadas. O site UOL divulgou vagas abertas em janeiro: Tigre oferece curso gratuito de hidráulica para síndicos e zeladores em São Paulo (notícia de 4/1/2012).

O principal objetivo é capacitar estes profissionais para que possam realizar pequenos reparos de emergência, auxiliando os condôminos a entender os serviços necessários a serem contratados.

Toda a estrutura do curso (linguagem, ilustrações, metodologia, problemas abordados) foi desenvolvida após pesquisa realizada com SECOVIS (Sindicado da Habitação), síndicos e zeladores, levantando os principais problemas relatados por este público. O programa tem carga horária de duas horas e será replicado em todo o Brasil nos principais home centers, SECOVIS, Sindicatos de Síndicos e Zeladores e revendas que atendem este público.

“A capacitação profissional faz parte dos princípios da empresa e desde o início das nossas atividades temos investindo cada vez mais em programas que abrangem todos os nossos públicos, dentre eles os zeladores e síndicos”, afirma Guilhermo Bressane, gerente de Marketing Corporativo da Tigre.

Os principais tópicos abordados nesse treinamento são: Vazamento de água / Dentro da bacia sanitária; Válvula de descarga / Vaso com caixa acoplada; Caixa de descarga de cordinha; Vazamento nos registros; Pinga Pinga no chuveiro e torneiras; Tubo furado / Trinca nas conexões/ Microfuro nas conexões; Vazamentos em tubos e conexões próximos de bombas; Infiltrações nas caixas sifonadas e ralos; Mau cheiro no esgoto e entupimento no sistema de esgoto e Pia entupida e vaso sanitário entupido.

Foto: Flickr de Yuri Bittar.

Monday, March 19, 2012

Video mostra como evitar cheiro de esgoto que invade a casa



A série Caminhos da Água do programa Construção Dinâmica veiculado todos os domingos as 8h30 da manhã na TV Bandeirantes do Paraná publicou em seu canal Contrucaodinamicatv este video onde mostra a solução encontrada para eliminar o cheiro de esgoto que pode invadir uma residência. Na abertura, onde a legenda explica a diferença de águas pluviais (da chuva) e águas fluviais (dos rios), o apresentador Reinold explica as normas de construção e instalação hidráulica que separa as águas captada da chuva e o esgoto doméstico, o que nem sempre é respeitado pelas pessoas e acaba causando problemas de mau cheiro nas ruas e encamanentos.

Para resolver o problema o programa mostra a instalação de um sifão e caixa sifonada que capta as águas fluviais contaminadas com esgoto, que por causa do refluxo provocam o fedor, odor ruim e mau cheiro. A caixa sifonada foi construída sob medida e adaptada pela empresa Conarmon Indústria e Conexões de PVC em São José dos Pinhais/PR. O produto final tem uma caixa de coleta parecida com a caixa de gordura, que armazena resíduos (como pelos de cachorros e cabelos) e pode ser limpa de tempos em tempos.

Friday, March 16, 2012

Desentupidora Rola Bosta em Belo Horizonte/MG



Pesquisando no Google encontrei esta desentupidora com um nome no mínimo inusitado: Desentupidora Rola Bosta ( www.desentupidorarolabosta.com.br ). No YouTube, um video documentário humorístico produzido para a ExperiTV faz uma visita ao estabelecimento como parte da série Conhecendo BH. No site, a empresa avisa que conta com um profissional com 15 anos de mercado, e revela a origem do nome: ao ser chamado por um cliente para desentupir um vaso sanitário, o filho desse cliente, com mais ou menos uns 5 anos de idade, brincava com a descarga do vaso entupido, e as mil gargalhadas exclamava: - Rola bosta, rola bosta!,dando a idéia do nome que permanece até hoje.


No site, o alerta: tá esquisito? (originalmente escrito com z, esquizito) Entupiu? Ligue já! Orçamento sem compromisso! Ainda descreve os serviços e o plantão 24 horas: desentope pias, ralos, vasos, rede de esgoto, caixas d'água, caixas de gordura e esvaziamento de poços de elevador. O técnico e proprietário José Barreto Thomaz deu entrevistas para a matéria "Desentupimento deve ser profissional" publicado no jornal O Tempo de 24/5/2011, onde explica que os cuidados necessários para evitr entupimentos, começam na construção do imóvel, quando são decididas questões quanto aos tubos e caixas de gordura, há normas a serem seguidas.



Aproveitando a fama e a repercussão do nome de sua empresa, que rendeu convites para entrevistas no programa do Jô Soares (2 vezes), reportagens e matérias nos jornais O Globo, MG TV, Radio Extra FM, Jornal O Estado de Minas, Diário da Tarde, etc, o proprietário se candidatou a deputado estadual usando Tomaz do Rola Bosta na propaganda eleitoral, não ganhou nenhuma eleição ainda mas sua candidatura foi citada na coluna do José Simão no jornal Folha de São Paulo como uma saída para os problemas do saneamento básico.

Por fim, segue o endereço e telefones da Desentupidora Rola Bosta: Rua Niquelina, 634 - Sta Efigênia - Belo Horizonte/ MG - Tel. 31 3481 4281 - Celular 9163 4580.

Thursday, March 15, 2012

Livro Projetos e Instalações Hidro Sanitárias


Este livro de 344 páginas lançado em 2005 pela Editora Hemus, está disponível no site da Livraria Cultura - Projetos e Instalações Hidro Sanitárias - porR$ 65,00. Escrito por Carlo Gabri, o livro traz os seguintes assuntos: Elementos de mecânica dos fluidos; Tubulações de aço, gusa, chumbo e cobre; Tubos de matérias plásticas; Bombas de movimento alternado, rotativo e centrífugas; Bombas e hélice, a engrenagens; Instalações hidro-sanitárias, tubulações, redes, materiais cerâmicos e outros; Água quente e trocadores de calor; Introdução geral ao projeto de abastecimento hidráulico; Instalações prediais de esgotos sanitários; Tubos plásticos para sistemas de abastecimento hidráulico.

Na página do livro no site LeopardoEditora.com.br, a editora explica que são designados pelo nome genérico de "fluidos" os corpos líquidos e gasosos. Água e ar, essenciais às formas de vida vegetais e animais, predominam entre os fluidos, e o homem soube acumulá-los em reservatórios adequados e conduzí-los, através de tubulação adequada, aos pontos de utilização. Além do ar e da água, outros gases e líquidos são trazidos à superfícies através de profundas perfurações e canalizações na crosta terrestre e outros são produzidos sinteticamente pelo homem na indústria química. Em todo lugar, para o seu emprego, recorre-se á construção de redes de distribuição e de consumo. Pode-se afirmar que a tubulação é empregada em toda atividade e que é quase indispensável. A tubulação é empregada em todas as partes: na condução forçada nas centrais hidroelétricas, nos gasodutos e oleodutos, para a irrigação na agricultura, em todas as indústrias, em todas as casas. Além disso, o homem soube e sabe construir redes perfeitamente calculadas e pertinentes a todas as necessidades de nossas vidas.

Wednesday, March 14, 2012

Brasileiro que foi auxiliar de encanador de construção nos Estados Unidos



O Carlinhos do blog Trollei foi morar nos Estados Unidos em 2009, logo depois da crise economica que atingiu aquele país. No canal Realidade Americana no YouTube ele publicou este video onde conta sua experiencia com o emprego de auxiliar de encanador de construção ganhando no início 10 dólares por hora, onde mostra fotos e cenas, inclusive calos nas mãos pelo esforço de cavar buracos.

Como o Carlinhos sempre trabalhou com computador e edição de video, sentiu dificuldade com o serviço braçal e pesado. Cavar buraco, carregar e encaixar cano, uma rotina pesada e bem diferente. Ele também comenta a segurança nos locais de trabalho, perigo, lugares altos, acidentes de trabalho e detalhes do processo de construção americana, com paredes ocas, gesso e tiras e esqueletos de madeira.

Tuesday, March 13, 2012

Desentupidor líquido Diabo Verde, instruções de uso e precauções


Disponível nos supermercados, o desentupidor Diabo Verde é muito popular, comercializado pela Nobel do Brasil sediada em Cajamar/SP, é fabricado por uma outra empresa na mesma cidade. No Pão de Açucar dias atrás, a embalagem de 1 litro do Diabo Verde, desentupidor líquido para pias e vasos sanitários, estava custando R$ 16,05. Abaixo, segue reprodução da descrição do produto, instruções de uso e precauções escritas no verso da embalagem.

Diabo Verde líquido


Para abrir a tampa de segurança, pressione para baixo e gire no sentido indicado pela ilustração (no verso da embalagem). Diabo Verde líquido vence entupimentos causados por papel higiênico, absorventes sem plástico, gorduras e resíduos alimentícios.

Antes de usar leia todas as instruções. Atenção: Manusear o frasco com cuidado. Usar luvas de borracha e óculos de proteção. Não aplicar em peças de alumínio ou acrílico. Não misturar com outros produtos químicos. Antes de usar, retire objetos que impedem o desentupimento ex.: cotonetes, brinquedos, etc. Despejar cuidadosamente para evitar acidentes. Avisar outros que o local está interditado. Dar descarga para finalizar o desentupimento.

Modo de usar: Ralos, retirar toda a água, despejar 1 litro. Vasos entupidos com nível de água normal, despejar 1 litro. Vasos com nível de água acima do normal, despejar de 1 a 2 litros. Bloqueio parcial: Quando a agua está fluindo é mais difícil e demorado o desentupimento: o desentupidor tem pouco contato com o entupimento.

Tempo de espera: o desentupimento ocorrerá em até 6 horas, após dar descargas para limpar a tubulação. Eficácia: o desentupimento tem ação plena em até 1,5 m da entrada dos líquidos. Composição: Hidróxido de sódio

Precauções de uso: utilizar óculos de proteção e luvas de borrachas. Não utilize o Diabo Verde com outros produtos químicos. Usar em local arejado. Ficar afastado durante a aplicação. Avise os outros sobre o uso do produto. Não adicionar água e nenhuma outra substancia na embalagem.

Advertência: mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos. Perigo! Causa queimaduras graves. Veneno! Se inalado ou ingerido. Impedir contato com a pele e roupas, proteja os olhos. Não inalar. Não ingerir. Em caso de contato com a pele e olhos, lavar imediatamente com água por 15 minutos. Se ingerido, não provoque vômitos. Acidentes: Pele, olhos e ingestão, procure socorro médico imediatamente, ir ao Serviço de Saúde mais proximo, levar consigo a embalagem. Orientação ligue CEATOX 0800 0148110. Armazenar o produto em local seguro, fresco e ventilado. Não reutilizar a embalagem.

Comercializado por: Nobel do Brasil Ltda - Rod. Anhanguera Km 33 lote 1.3 Pq. Empresarial - Cajamar/SP
Fabricado por I.B. Beneficiados - Rua Osasco, lote 3B - Cajamar/SP
Químico responsável: Denis B. Rodrigues CRQ 04448590 - IV Região - Indústria Brasileira

Monday, March 12, 2012

Video ensina como desentupir privada com bola de brinquedo



Neste video publicado em 10/11/2010 no canal casapratica no YouTube, o autor mostra como desentupir privada usando uma bola do Kiko do seriado Chaves. Aparentemente o vácuo criado pela pressao da bola na boca do vaso sanitário ajuda a descarga a funcionar, eliminando os resíduos e objetos que provocaram o entupimento. O video alcançou mais de 50.115 exibições e nos comentários várias pessoas relatam que repetiram o passo a passo e foram bem sucedidas, algumas agradecem pelo alívio no sufoco das emergências e contam que até tecidos retiraram no desentupimento. Outros descrevem os tipos e tamanhos de bolas, que devem ser resistentes para não estourarem e sujar todo o procedimento.

Friday, March 09, 2012

Site de Luiz Alberto bombeiro hidráulico e gasista no Rio de Janeiro


O site Bombeirohidraulico.com se auto-denomina um portal de serviços hidráulicos na cidade do Rio de Janeiro/RJ, assinado por Luiz Alberto Bombeiro, oferece serviços de bombeiro hidráulico e gasista para tubulação de gás encanado. Segundo o site, o bombeiro Luiz encabeça uma  equipe pequena e bem entrosada, atendendo os bairros da região metropolitana do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, pequenos serviços apenas na região metropolitana.

Além da descrição dos serviços prestados, os destaques do portal são as páginas Redução do consumo da água e História dos encanadores e bombeiros hidráulico. O lema da equipe é um pensamento de Santa Úrsula: quem não vive para servir não serve no viver.

Thursday, March 08, 2012

Livro Instalações Hidráulicas e Sanitárias

No site da Livraria Cultura encontra-se disponível o livro Instalações Hidráulicas e Sanitárias por R$ 157,00, escrito por Helio Creder e editado desde 2006 pela Editora LTC. São 440 páginas mais um encarte dividido em 6 capítulos: 
Instalações Prediais de Água Potável, 
Instalações Prediais de Gás
, Instalações Prediais de Esgotos Sanitários e de Águas Pluviais, 
Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias
, Instalações Especiais e  Instalações para Deficientes Físicos.  No encarte, 2 apêndices: Projeto de Instalações
Apêndice e Memorial Descritivo.

Segundo o site da editora, o livro Instalações Hidráulicas e Sanitárias mantém-se rigorosamente atualizado com as normas brasileiras vigentes na área, destacando-se, por outro lado, pelo pioneirismo na introdução de padrões de qualidade adotados internacionalmente e que regulam a utilização de materiais e procedimentos específicos visando à segurança, à simplicidade e à facilidade de manutenção das instalações. Destaca ainda como exemplos dessa preocupação destacam-se o detalhamento de instalações especiais para deficientes físicos segundo normas internacionais (Suíça) e a incorporação de novos conceitos, como o Dry-Wall, visando à manutenção facilitada das instalações prediais, inovações trazidas por esta obra.

A editora avisa que durante essa jornada de publicações das edições anteriores, que culmina nesta sexta edição de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, o autor Hélio Creder demonstrou a preocupação em acompanhar a evolução arquitetônica e ocupacional de edifícios mais sofisticados, atendendo a novas necessidades como, por exemplo, a pressurização de água quente e fria de apartamentos de cobertura, sendo pioneiro na orientação de pregar a supressão das onerosas instalações de ferro fundido, viáveis apenas em casos muito especiais.

Dentro desse escopo, esta nova edição (a sexta desde o lançamento em 2006) traz a atualização do capítulo sobre Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, basicamente com a substituição de tubos e conexões de fibrocimento por PVC. Também foi ampliada a abrangência do tratamento de temas como as instalações de saunas e piscinas, cada dia mais comuns em edifícios residenciais e em áreas de lazer de condomínios. Importante, também, é a transcrição comentada com exemplos do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, com Esquemas de Pressurização em função da classe de riscos, voltada para a prevenção de sinistros e a proteção dos residentes e usuários dessas instalações.

A editora ainda lembra que para comodidade do leitor, as figuras que representam detalhes e plantas de projeto foram ampliadas e inseridas como encarte no Capítulo 1 e em um folheto anexo, que acompanha o livro. Segunda a empresa, todas essas atualizações e modificações visaram sempre, em última análise, a oferecer aos estudantes e profissionais da área o que de melhor existe em termos de conhecimento técnico sobre instalações hidráulicas e sanitárias.

Wednesday, March 07, 2012

Desperdício de água no Brasil atingiu 41% em 2011



Matéria veiculada no Jornal Nacional na TV Globo em 16/9/2011 - Falhas no abastecimento provocam desperdício de quase metade da água tratada - mostra os vazamentos na rede de distribuição de água e as estatísticas alarmantes de desperdício de água no Brasil. Segundo relatório do Ministério das Cidades cerca de 41% da água tratada se perde em vazamentos e desperdício: em média, de cada 100 litros de água que saem das companhias de abastecimento no Brasil, 41 são desperdiçados. Bem acima de índices de países como Estados Unidos, que é de 12 litros, e França, de apenas 9 litros.

Segundo o Jornal Nacional, a água tratada e limpa que vai pelo ralo tem um preço, mas não são as empresas de abastecimento que pagam pois o custo do desperdício termina na conta do consumidor. Neste video do YouTube publicado no canal AguasBrasileiras a reprodução da matéria da TV é precedida de um comercial mostrando uma cena aparentemente no sudeste asiático, onde um macaco bebe água da torneira e toma uma atitude surpreendente para um animal.


Tuesday, March 06, 2012

Desentupidor de pia e ralo Bettanin Turbo

Desentupidores de pia Bettanin Turbo

Encontrei semanas atrás no Supermercado Pão de Açúcar estes desentupidores de pia de cozinha da marca Bettanin Turbo a venda por R$ 11,70 cada em São Paulo/SP. No site da fabricante a descrição do produto revela que estão disponíveis em 4 cores, além da verde, amarela e laranja, também existe o desentupidor azul. Ainda segunda o site da Bettanin, empresa de produtos de limpeza doméstica, higiene pessoal e automotiva localizada em Esteio/RS, o desentupidor para ralos, pias e banheiras tem cabo anatômico e potente sanfona que dá mais força de sucção.

Monday, March 05, 2012

Video mostra troca de mecanismo de caixa de descarga acoplada na privada



Video publicado no canal multicoisasfranquias no YouTube mostra o reparo de uma caixa acoplada de descarga e a troca de todo o mecanismo interno de descarga (entrada e saída de água). Usando uma chave de fenda e depois uma chave de grifo, o instrutor alerta para a diferença das caixas de descargas acopladas de acionamento por botão superior e de acionamento lateral. O conserto começa desligando o registro e desaparafusando a caixa de louça sanitária para depois fazer a substituição dos componentes por um conjunto completo da marca Master Flux que deve ser fabricada pela Censi Sistemas Hidrosanitários.

A Multicoisas Franquia é uma loja de soluções para o dia a dia que teve início em Campo Grande/MS, vendendo principalmente ferramentas, produtos de hidráulica, manutenção doméstica, eletrônicos, etc. Apesar do video do reparo da caixa acoplada ter apenas 1.895 exibições e nenhuma dúvida ou comentário até agora, o canal tem somado 3.731.231 exibições no total dos 111 videos atualmente.

Friday, March 02, 2012

Bombeiro sedutor no seriado Tapas e Beijos na Globo



Dia 2/8/2011 foi ao ar na TV Globo um episódio da mini série Tapas & Beijos onde Sueli se encanta com o encanador. Um vazamento na cozinha do apartamento dos personagens Fátima e Sueli, que na ficção ficaria no Méier no subúrbio do Rio de Janeiro, deixa as duas sem poder tomar banho. Sueli contrata Valdinei para fazer o conserto e acaba se encantando com o bonitão. Na trama, Sueli é interpretada pela atriz Andreia Beltrão, Fátima por Fernanda Torres e Valdinei por Guilherme Winter.

Talvez por trabalhar com canos e tubos e exigir certo esforço e habilidade manual, os encanadores e bombeiros sempre fizeram parte do imaginário romântico, sensual e erótico da TV, cinema, revistas e livros.

Thursday, March 01, 2012

Site Encanador Profissional SP


O site www.encanador-profissional.com.br desenvolvido pela MK Designer está dividido em bairros da cidade de São Paulo mas dá destaque apenas a 7 empresas de desentupimento por enquanto. O site tem como lema a consulta as empresas especializadas em desentupimento, caça vazamentos e limpa fossa em São Paulo/SP. Como não tem nenhuma publicidade via Google Adsense, pode não ter sido criado para gerar receita neste formato (o Google paga uma parte do que recebe em publicidade por palavra chave).

As empresas com destaque, inclusive na área de contato, são: Desentupidora Workshine (11 3921.9000), Desentupidora Esgotécnica (11 5566.1000), Hidromaster Desentupidora (11 2255.0649), Desentupidora Tecnojato (5668.8000), Desentupir 24h Desentupidora (11 5522.9000), Fortaleza Desentupidora e Dedetizadora (11 3333.3000) e Desentupidora Resoltec (11 5677.7000). O curioso é que os nomes e telefones das empresas estão como imagem, talvez seja uma técnica da MK Designer importante para a posicionar bem o site no resultado de busca no Google.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...